- Área: 180 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Katherine Lu
-
Fabricantes: Artedomus, Oty Light, RHEINZINK, Stone Italiana, Vitrocsa, elZinc
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceitualmente, as casas A&M foram uma experiência em traçar um relacionamento e um contrapeso entre um espaço reduzido, uma vida confortável e um equipamento maximizado.
A ondulação da linha do telhado e as claraboias frontais para o norte abrem os estreitos volumes para o céu, promovendo a sensação de abundância de espaço. O detalhamento de grandes aberturas e a continuação do piso de calcário nos espaços do pátio visa criar conexões generosas e sem emenda ao exterior. Revestimentos de zinco e paredes de estuque contribuem para a paleta de materiais e respondem ao "sem manutenção" do cliente devido sua proximidade da praia, já que não requer nenhuma pintura.
Os habitantes das casas são encorajados a modificar e adaptar espaços para facilitar o máximo de amenidades, tanto no sentido ambiental quanto social. O uso de painéis de parede deslizantes na forma de telas de madeira, vidro fosco e cortinas de linho elimina a necessidade de portas e permite que cada espaço seja aberto ou fechado de acordo com as necessidades de privacidade visual e acústica.
O requisito para eliminar a manutenção futura foi fundamental para a seleção de materiais. Janelas de alumínio anodizado e paredes internamente enceradas têm um custo inicial mais elevado para instalar, no entanto será um resultado mais rentável a longo prazo. A sustentabilidade está no centro do projeto. Uma pegada mais pequena não só requer geralmente menos energia na fabricação dos componentes, mas também os custos de funcionamento do edifício. A casa não é climatizada e os pisos em azulejo são condicionados com calefação hidráulica. Todas as janelas têm vidros duplos e blindagens externas controladas eletricamente para permitir que o usuário controle o conforto.
Metade do tamanho de uma nova casa típica, as casas A&M é um projeto modesto, sem comprometer a habitabilidade.